quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Clima e Meteorologia

Quase todos os dias me deparo com pessoas comuns (isto é não especializadas na área) a falarem sobre clima e alterações climáticas. Claro está que oiço um mundo de barbaridades, mas o que ainda mais me entristece é ver que a maior parte das conversas (algumas aberrantes, por sinal) também já as vi escritas nos media...É isso que ainda é mais triste. Não que a culpa seja directamente dos media mas também de ilustres desconhecidos que revelam teorias fácilmente deitadas por terra com perguntas simples. E um leigo no assunto ouve e adquire como dado certo!
Fala-se de Clima e Meteorologia como se fossem a mesma coisa e embora sejam indissociáveis, não são a mesma coisa.
Clima (vem da palavra grega Klima, que quer dizer inclinação) visto que o Clima é predominantemente influenciado numa escala de tempo grande ( falo de milhares, milhões de anos....) pela inclinação variável que a ecliptica (plano da órbita terrestre á volta do Sol) sofre ao longo do tempo.
Meteorologia é a descriçao do estado da atmosfera em escalas de tempo muito mais curtas, isto é, aquilo a que chamamos o dia a dia.
É facil compreender que estamos a confundir “Carolina de Sá Carneiro, com caçarolinha para assar carneiro....”.....parecido mas....diferente.
Quanto ao Clima, muitas são as especulações, há cenários para tudo e mais alguma coisa mas certezas.....nada!
È verdade que existe um aquecimento global nas ultimas décadas mas também há outro factor relevante que passo a salientar: a Terra ao nivel climático oscila entre periodos de Clima optimo e eras glaciares e neste momento encontramos-nos a caminho de uma era glaciar.
Isto é, de facto o aquecimento global pode( e saliento este pode...não obrigatório que o seja) ser o responsavel por alguns fenómenos atmosféricos extremos que têm acontecido, mas também pode ser “natural”.
Há tanto para dizer que vou ter que continuar para a proxima....foi o inicio do desabafo.







Sem comentários: